REGRESSO: 2023
TÍTULO ATRIBUIDO: Stella do Patrocínio - Série Ressignificar
ARTISTA: Paulo du'Sanctus, Artista Visual
@paulodusanctus
@ateliecasaraoipiranga
BY: Essa pintura\homenagem nasceu enquanto eu ouvia o episódio especial “Stella do Patrocínio e a loucura no Brasil” do podcast da @quatrocincoum .
A emoção tomou conta de mim enquanto pintava.
Stella do Patrocínio nasceu em 9 de janeiro de 1941 no Rio de Janeiro, e vivia com sua família. Aos 21 anos enquanto caminhava na rua Voluntários da Pátria em Botafogo foi parada e levada à força pela polícia e encaminhada para o Centro Psiquiátrico Pedro II em Engenho de Dentro. De lá foi parar na Colônia Juliano Moreira, em 1966, onde ficou internada involuntariamente por quase trinta anos onde tomava injeções, remédios e eletrochoque. Stella não era louca, ela foi enlouquecida pelo sistema que aprisiona pessoas “desajustadas. No caso dela, mulher preta e pobre e num período de ditadura militar.
Nos anos 80, a reforma psiquiátrica e a luta antimanicomial chegaram à colônia. Um grupo de alunos de artes plásticas dava oficinas para as mulheres internadas, entre eles @carlaguagliardi, que gravou entre 1986 e 1988 as conversas que tinha com Stella. Chamados, por ela própria de “Falatório”, os áudios reúnem frases fortes e impactantes. No começo dos anos 90 tentaram localizar os familiares porque Stella tinha recebido alta, mas não os encontraram.
Stella morreu em 20 de outubro de 1992 de uma parada cardiorrespiratória depois de sofrer uma amputação da perna. Ela foi enterrada como indigente em Inhaúma, prática recorrente nos manicômios públicos da época.
Em 2001 a transcrição dos seus falatórios resultou no livro “Reinos dos bichos e dos animais é meu nome” que foi organizado pela filósofa @moseviviane e finalista do Jabuti daquele ano.
O falatório, de domínio público, pode ser ouvido na integra no site da @instaunila (Universidade Fed. da Integração Latino Americana.
Stella foi reconhecida poeta postumamente. Imagino que grande poetiza teria sido se não tivesse sido enlouquecida pelo estado brasileiro.
Ouvir o falatório é uma experiência emocionante. Me fez reviver tbm a performance da @vivealmeida na peça Canto para Rinocerontes e Homens do @teatrodoosso que mudou a minha percepção de vida.
TÉCNICA: Acrílica sobre papel moeda
MATERIAL: Papel moeda antiga, tinta acrílica
DATA: 18 de março de 2023
LOCAL: Ipiranga - São Paulo
DICA: Marcação no Museu Bispo do Rosário
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEJA BEM VINDO PARA COMENTAR
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
ATENÇÃO
Para ter a sua opinião seja expressada aqui, seja educado e respeite as demais opiniões e críticas de outros leitores e usuários. Mensagens ofensivas serão retiradas e/ou classificadas como blacklist , impedindo assim de novos comentários.