REGRESSO: 2023
TÍTULO ATRIBUIDO: Bispo do rosário com seu manto da apresentação.
ARTISTA: Paulo du'Sanctus, Artista Visual
@paulodusanctus
@ateliecasaraoipiranga
BY: paulodusanctus - Arthur Bispo do Rosário foi um artista plástico brasileiro, que por sofrer de esquizofrenia, residiu em diversas instituições psiquiátricas por quase 50 anos.
Durante a internação, desenvolveu toda a sua obra, que, para ele, era uma missão a ser cumprida e apresentada no dia do juízo final.
A missão desempenhada por Bispo era inventariar as coisas do mundo de diferentes formas.
O conjunto de sua obra agrega 802 peças com diferentes técnicas, com destaque para a costura e bordado em tecido, em formas de fardões e estandartes. Bispo utilizava objetos cotidianos da Colônia para criar suas obras, como canecas de alumínio, botões, colheres, madeira de caixas, calçados, garrafas, entre outros. Os bordados foram produzidos utilizando como recurso lençóis, roupas e os fios de seu uniforme, obtidos após desfiá-lo.
Bispo do Rosário encarou a arte como missão e toda sua obra traz fortes reflexões sobre a loucura, sensatez, imaginário, fé.... Suas peças se tornaram, em2018, patrimônio do país.
TÉCNICA: Acrílica sobre papel moeda
MATERIAL: Papel moeda antiga, tinta acrílica
DATA: 19 de março de 2023
LOCAL: Ipiranga - São Paulo
DICA: Marcação no Museu Bispo do Rosário
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEJA BEM VINDO PARA COMENTAR
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
ATENÇÃO
Para ter a sua opinião seja expressada aqui, seja educado e respeite as demais opiniões e críticas de outros leitores e usuários. Mensagens ofensivas serão retiradas e/ou classificadas como blacklist , impedindo assim de novos comentários.