REGRESSO: 2022
TÍTULO ATRIBUIDO: “Fatídica saudade”
Inspirado pelo Bispo do Rosário (30 anos atrás…)
ARTISTA: Joana Penna, Ilustrador e designer gráfico
@joana.penna
TÉCNICA: Orfa - Objeto Recoberto por Fio Azul
MATERIAL: Garfo, faca, tecido e fios
LOCALIZAÇÃO: s.l.
DATA: 07 de maio de 2022
By Joana Penna - Fui numa exposição do Bispo do Rosário na época de faculdade e fiquei super impactada com seu trabalho. Diagnosticado com esquizofrenia e internado em um instituto psiquiátrico no Rio, Bispo era também um artista compulsivo que desfiava seu uniforme azul de algodão e enrolava obsessivamente todos os objetos que conseguia colocar as mãos. E com os mesmos fios das roupas desfeitas, bordava números, símbolos, mensagens, versos, dizeres, alucinações. O resultado era poderoso e lúdico, ao menos aos meus olhos, e certamente aos olhos de quem o cuidava no hospital, que percebeu seu ímpeto artístico e o incentivou, percebeu o valor da cura pela expressão criativa, a importância da terapia ocupacional que uma atividade de criação pode proporcionar a alguém compulsivo e obsessivo (a todos nós, na verdade!) e permitiram ao Bispo explorar isso em todo o seu potencial, culminando em exposições de artes em museus nacionais e estrangeiros, inclusive na Bienal de Veneza em 1995 (após sua morte).
Gênio ou louco?
(não somos todos um pouco?!)
…
Quando voltei dessa exposição, me identificando com a compulsividade e obsessão dele, senti o ímpeto de enrolar objetos do dia a dia com fio azul também, mas achei que meu pai não iria achar muita graça… rs… Passadas décadas, essa semana finalmente saciei essa vontade antiga!
Completo hoje com o bordado.









Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo para comentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
ATENÇÃO
Para ter a sua opinião seja expressada aqui, seja educado e respeite as demais opiniões e críticas de outros leitores e usuários. Mensagens ofensivas serão retiradas e/ou classificadas como blacklist , impedindo assim de novos comentários.