O INVENTÁRIO DO MUNDO

===========================================================================================================================================================Fãs da obra de Bispo do Rosário. Bem vindos para ver coisas que considero legais; uma extensão de mim; meus pensamentos e gostos, simplesmente eu: T.MARIA ; tome como verdade o que lhe convém. =========================================================================================================================================================== Uma voz é ouvida pelo homem negro, pobre, estigmatizado, preso numa cela de manicômio. Ele é Arthur Bispo do Rosário. A voz transforma a sua realidade, dá-lhe o tamanho gigante que tem, ordena que ele mude seus dias até seu encontro com Deus. E Arthur transmuta a miséria em riqueza e cor, em fé e sonho. Este Blog retrata a vida, o processo de loucura e a criação artística de Bispo do Rosário, sergipano que viveu por cinco décadas internado em hospitais psiquiátricos, diagnosticado como esquizofrênico. Seu talento artístico e sua obra surpreendente foram descobertos no início dos anos 80 e ganharam repercussão internacional. O que se tem aqui é a história de um homem que se situa entre o mito e a realidade. Com o Manto da Apresentação Bispo do Rosário queria ser enterrado, para estar vestido com a história de sua vida ao chegar à presença de Deus, no grande dia, no dia em que esse corpo atravessaria a matéria e poderia enfim transcendê-la. Transcender a brutalidade que mora na matéria, na condição de vida-morte imposta à sua matéria. O fato de haver tantas fragilidades em sua memória torna ainda mais importante conhecer da história de Bispo. Seja em museus, cordéis, sites, filmes, livros, músicas e o que mais houver, assim preservar sua memória.

Pesquisar este blog

quinta-feira

Arte por um fio: Arthur Bispo do Rosário, escrito por Solange de Oliveira. 2022

 


Arte por um fio: Arthur Bispo do Rosário, escrito por Solange de Oliveira.

Em uma abordagem existencialista, ARTE POR UM FIO  acompanha o percurso existencial de Arthur Bispo do Rosário (1909 – 1989) empenhado em um projeto de vida a partir de suas memórias e de sua condição de asilo em uma instituição manicomial. O artista professa uma prece bordada em memória da sua Japaratuba natal, do catolicismo rústico, das tradições artesanais e folguedos populares sergipanos, de um Brasil abolicionista. A expressão do acervo desperta reflexões sobre questões político-sociais, humanitárias e estéticas. Diante da epopeia em fios azuis, somos confrontados com a alteridade: quem é esse que, estranho, ousa me fazer olhar minha própria condição? O tratado de Arthur Bispo do Rosário nos faz passear por um Sergipe ainda em germe e nos abandona nos braços de uma paradoxal alteridade, entre o fascínio e a fobia, a admiração e o constrangimento.

Número de páginas: 384 páginas
Idioma: Português
Editora: Estação Liberdade
Data da publicação: 28 abril 2022
Dimensões: 14 x 2.5 x 21 cm
Autor(a): Solange de Oliveira 
ISBN: 9786586068528 
Abordagem: A obra é uma abordagem existencialista sobre a vida do artista, seu percurso e sua obra. 
Obras em destaque:
O livro aborda a criação do "Manto da Apresentação". 
Outras peças são mencionadas, como os bordados, os "calhambeques" (roupas) e as "relíquias". 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo para comentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
ATENÇÃO
Para ter a sua opinião seja expressada aqui, seja educado e respeite as demais opiniões e críticas de outros leitores e usuários. Mensagens ofensivas serão retiradas e/ou classificadas como blacklist , impedindo assim de novos comentários.