O INVENTÁRIO DO MUNDO

===========================================================================================================================================================Fãs da obra de Bispo do Rosário. Bem vindos para ver coisas que considero legais; uma extensão de mim; meus pensamentos e gostos, simplesmente eu: T.MARIA ; tome como verdade o que lhe convém. =========================================================================================================================================================== Uma voz é ouvida pelo homem negro, pobre, estigmatizado, preso numa cela de manicômio. Ele é Arthur Bispo do Rosário. A voz transforma a sua realidade, dá-lhe o tamanho gigante que tem, ordena que ele mude seus dias até seu encontro com Deus. E Arthur transmuta a miséria em riqueza e cor, em fé e sonho. Este Blog retrata a vida, o processo de loucura e a criação artística de Bispo do Rosário, sergipano que viveu por cinco décadas internado em hospitais psiquiátricos, diagnosticado como esquizofrênico. Seu talento artístico e sua obra surpreendente foram descobertos no início dos anos 80 e ganharam repercussão internacional. O que se tem aqui é a história de um homem que se situa entre o mito e a realidade. Com o Manto da Apresentação Bispo do Rosário queria ser enterrado, para estar vestido com a história de sua vida ao chegar à presença de Deus, no grande dia, no dia em que esse corpo atravessaria a matéria e poderia enfim transcendê-la. Transcender a brutalidade que mora na matéria, na condição de vida-morte imposta à sua matéria. O fato de haver tantas fragilidades em sua memória torna ainda mais importante conhecer da história de Bispo. Seja em museus, cordéis, sites, filmes, livros, músicas e o que mais houver, assim preservar sua memória.

Pesquisar este blog

sexta-feira

BISPO - Ator João Miguel - 2016 - Teatro Vila Velha


Logo_Bispo_03

TÍTULO ATRIBUIDO: Bispo 

ARTISTA: João Miguel - Ator, Diretor

@joaomiguelleonelli

@coletivobispo

TEXTO: Edgard Navarro

DATA:  2016

TÉCNICA: Cênica

ACERVO: Coletivo Bispo

Com nova concepção elaborada pelo Coletivo Bispo, espetáculo solo de João Miguel é inspirado na vida, nas palavras e na obra de Arthur Bispo do Rosário.

Dialogando com as vertentes mais modernas do teatro contemporâneo, o espetáculo propõe uma união de várias linguagens, como uma “sinfonia brasileira”, fundindo o cenário (artes plásticas), a luz, o texto, o som (músicas e sonoridades que remetem ao inconsciente de Bispo), que são misturados em cena com as palavras de Arthur Bispo do Rosário, na voz e no corpo do ator João Miguel.

No espetáculo solo encenado pelo ator João Miguel, também são abordadas questões fundamentais e atuais, como identidade e brasilidade.

"Bispo" foi contemplado pelo Edital Arte em Toda Parte Ano III e tem o patrocínio do Grupo Energisa e da Faculdade Baiana de Direito, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil – Ordem e Progresso.

==========

Divulgação


==========

Teatro Vila

 Velha, Avenida Sete de Setembro, Passeio Público, Campo Grande, Salvador, Bahia, Brasil, Data-2 de março de 2017, 08:32:37, Fonte-Trabalho próprio, Autor-Paul R. Burley 





==========

Entrevista Programa Soteropolis TVE

 João Miguel, concedeu entrevista para o Soteropolis da TVE, sobre o espetáculo Bispo.
Bispo que estará em cartaz de 5 a 28 de agosto, de sexta à domingo no Teatro Vila Velha. Ingressos a venda no Teatro e no site Ingresso Rápido
26 de julho de 2016



==========

Ator João Miguel está na capa da Revista Muito do jornal A Tarde
31 de julho de 2016




==========
CLIPPING - O jornal Correio,  matéria bem aprofundada sobre o espetáculo Bispo e sobre o ator João Miguel. 

==========

"A obra conversa com o tempo, é uma obra viva" diz João Miguel sobre montagem de Bispo
06 de agosto de 2016

Uma relação de 20 anos, esse é o tempo da história entre o ator João Miguel e o legado artístico de Arthur Bispo do Rosário, que morreu em um manicômio do Rio Janeiro, em 1989, mas reverenciado por público e crítica como um dos grandes artistas plásticos brasileiros contemporâneos. Da primeira escuta sobre o nome de Bispo e o primeiro olhar sobre a sua imagem e obra, João Miguel preserva as aprendizagens quase que inesgotáveis de um universo criado para se comunicar e para “salvar o mundo” como acreditava o profeta Bispo. A resolução de montar o espetáculo Bispo, encenado pela primeira vez em 2001, fez com o ator revisitasse de maneira mais profunda e completa o texto e o contexto de Bispo e por isso decidiu assumir o mergulho também como diretor do espetáculo solo, fazendo inclusive alterações no roteiro original assinado por Edgard Navarro.  Na conversa temas como a importância do “teatro corpo a corpo” e a reaproximação com a arte-educação vem à tona.

 Foto Zanone Fraissat-Folhapress

==========

ESPETÁCULO BISPO

DATA: 05 a 28 de agosto de 2016

LOCAL: Teatro Vila Velha - Avenida sete de setembro, Salvador, BA, Brasil

























==========

Ricardo Resende curador do Museu Bispo do Rosário-Rio de Janeiro,  presente na estreia do espetáculo Bispo.


==========

João Miguel recebendo os cumprimentos do público após a estreia no Teatro Vila Velha


==========

 Bate papo com a equipe de criação – Coletivo Bispo

Quando: 07 de agosto após espetáculo

Convidados: O ator e diretor João Miguel recebe para o bate papo: Adriana Hitomi e Rebeca Matta (figurino), Zuarte Júnior (cenário), Luciano Reis (iluminação), e Cristina Moura (diretora colaboradora).











 
Foto Marcelo Gandra

Foto Marcelo Gandra

Foto Marcelo Gandra

Foto Marcelo Gandra

Foto Marcelo Gandra

Foto Marcelo Gandra

Foto Marcelo Gandra

Foto Marcelo Gandra

Foto Marcelo Gandra


Fotos Sávio Souza
Foto Marcelo Gandra
Fotos Sávio Souza

Foto Marcelo Gandra

Fotos Sávio Souza

Foto Marcelo Gandra

Foto Marcelo Gandra
 
Foto Sávio Souza

Fotos Sávio Souza

Fotos Sávio Souza

Fotos Sávio Souza

Fotos Sávio Souza

Fotos Sávio Souza

Fotos Sávio Souza

Foto Marcelo Gandra

==========
Coletivo Bispo integra arte e educação em oficinas para crianças na Escola Aberta do Calabar com parceria da Fundação Negro Amor
10 de agosto 2026
Foto Ana Nossa


João Miguel e Juliana Jardim em oficina com as crianças. 

João Miguel  em oficina com as crianças. 

João Miguel  em oficina com as crianças. 

João Miguel  em oficina com as crianças. 

João Miguel  em oficina com as crianças. 

==========

Espetáculo Bispo apresenta sessão extra para público de baixa renda
 17 de agosto de  2016.



Bate papo sobre “Arte e Educação” após espetáculo

 17 de agosto de 2016 

Convidados: O ator e diretor João Miguel recebe para o bate papo a educadora e coordenadora executiva da Fundação Negro Amor, Ana Nossa; a professora de literatura na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Antônia Torreão Herrera; o professor de ética, responsabilidade social e filosofia na Fundação Visconde de Cairu e no Centro Universitário Estácio da Bahia, Washington Oliveira e a coordenadora de educação infantil da escola Lua Nova, Bete Tourinho.

Fotos Dayanne Pereira



















==========

Bate papo com o tema “Loucura? Cada um tem a sua.”

Quando: 21 de agosto após espetáculo

Convidados : O ator e diretor João Miguel recebe para o bate papo o analista e membro da Associação Mundial de Psicanálise, Marcelo Veras, e a psicóloga, produtora cultural e arte educadora, Renata Berenstein.









==========

Saiba mais sobre a concepção do manto para o espetáculo
22 de agosto de 2016

O mundo de Rebeca Matta está cercado de arte por todos os lados. Cantora, compositora e artista plástica; a multiartista é responsável ao lado da figurinista Adriana Hitomi, por criar e confeccionar o manto de Bispo. Peça chave na concepção do espetáculo, o manto é o entendimento do universo criado pelo artista plástico Arthur Bispo do Rosário e toda a carga de significados presentes em sua obra. Com experiências em outros projetos de dança e teatro como designer de figurino, Rebeca conta ao Blog do Bispo, os aspectos que foram levados em consideração para a construção coletiva do espetáculo, que faz parte do Coletivo Bispo.


Foto Ricardo Prado.




Adriana Hitomi atua como figurinista e programadora visual

Rebeca Matta - Cantora, compositora, figurinista e artista plástica


==========

A professora, atriz e consultora de teatro, Juliana Jardim é colaboradora na preparação de elenco e direção do espetáculo Bispo. Pós doutora pela Faculdade de Educação da USP, Juliana acompanhou alguns ensaios da montagem com a também colaboradora de direção, Cristina Moura, para contribuir na elaboração das cenas. Ao Blog do Coletivo Bispo, ela contou sobre os desafios de ser “o terceiro olho junto com o ator” e da multiplicidade contida na montagem do personagem Arthur Bispo do Rosário



==========

Conversa Plugada
19 de setembro de 2016

O diretor do TCA, Moacyr Gramacho, conduziu a conversa entre João Miguel e o público.
Ator e diretor João Miguel. Durante o bate-papo com o público, o intérprete falou sobre sua trajetória artística, abordou temas sobre o seu processo criativo e sobre o seu trabalho teatral mais recente, a nova montagem do espetáculo “Bispo”, que há 15 anos o projetou no cenário nacional.
Ao longo de um pouco mais de uma hora da atividade, conduzida pelo o diretor do Teatro Castro Alves (TCA), Moacyr Gramacho, o ator relembrou o começo de sua vida no mundo das artes cênicas, como palhaço, as dúvidas no meio do processo, suas aspirações como professor e o desejo de futuramente realizar um trabalho autoral no audiovisual.
















==========

06 de outubro de 2016



==========

Espetáculo Bispo em Japaratuba, Igreja Matriz.
19h A entrada é gratuita 
22 de outubro de 2016








































==========

Oficina de teatro gratuita: “O ator presente: entre cena, graça e escuta”
5 a 9 de novembro 2016

Ministrada pelo ator e diretor João Miguel e pelas diretoras colaboradoras, Cristina Moura e Juliana Jardim, no Teatro Castro Alves, para público de baixa renda  (atores, estudantes de teatro e interessados em teatro de projetos sociais e/ou grupos locais).
A partir de longa trajetória de cumplicidade, intensificada por trabalho na peça Bispo – projeto idealizado pelo ator João Miguel – , a oficina teve a coordenação do próprio João Miguel e de suas parceiras Cristina Moura e Juliana Jardim. Dedicada a atores amadores e profissionais, professores de teatro e outros profissionais das artes cênicas interessados no trabalho de ator, a oficina teve como eixo O livro das ignorãças, de Manoel de Barros, com o objetivo de experimentar os temas da presença, da exposição na relação entre público e cena, aprofundando a escuta de si, do outro e do coletivo, permeada pela graça em seu amplo espectro, que vai além do risível. Foram também exploradas as relações entre corpo e palavra.













https://coletivobispo.wordpress.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo para comentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
ATENÇÃO
Para ter a sua opinião seja expressada aqui, seja educado e respeite as demais opiniões e críticas de outros leitores e usuários. Mensagens ofensivas serão retiradas e/ou classificadas como blacklist , impedindo assim de novos comentários.