O INVENTÁRIO DO MUNDO

===========================================================================================================================================================Fãs da obra de Bispo do Rosário. Bem vindos para ver coisas que considero legais; uma extensão de mim; meus pensamentos e gostos, simplesmente eu: T.MARIA ; tome como verdade o que lhe convém. =========================================================================================================================================================== Uma voz é ouvida pelo homem negro, pobre, estigmatizado, preso numa cela de manicômio. Ele é Arthur Bispo do Rosário. A voz transforma a sua realidade, dá-lhe o tamanho gigante que tem, ordena que ele mude seus dias até seu encontro com Deus. E Arthur transmuta a miséria em riqueza e cor, em fé e sonho. Este Blog retrata a vida, o processo de loucura e a criação artística de Bispo do Rosário, sergipano que viveu por cinco décadas internado em hospitais psiquiátricos, diagnosticado como esquizofrênico. Seu talento artístico e sua obra surpreendente foram descobertos no início dos anos 80 e ganharam repercussão internacional. O que se tem aqui é a história de um homem que se situa entre o mito e a realidade. Com o Manto da Apresentação Bispo do Rosário queria ser enterrado, para estar vestido com a história de sua vida ao chegar à presença de Deus, no grande dia, no dia em que esse corpo atravessaria a matéria e poderia enfim transcendê-la. Transcender a brutalidade que mora na matéria, na condição de vida-morte imposta à sua matéria. O fato de haver tantas fragilidades em sua memória torna ainda mais importante conhecer da história de Bispo. Seja em museus, cordéis, sites, filmes, livros, músicas e o que mais houver, assim preservar sua memória.

Pesquisar este blog

terça-feira

Arthur Bispo do Rosário: o artista do fio 2011

 


Arthur Bispo do Rosário: o artista do fio. 2011
É na verdade o catálogo da exposição "Arthur Bispo do Rosário: o artista do fio", realizada em 2011 na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. O catálogo foi produzido para a mostra e não é um livro comercial que possa ser encontrado facilmente em livrarias comuns. 
Sobre o catálogo
Título completo: Arthur Bispo do Rosário: o artista do fio.
Textos: Contém textos de Ricardo Aquino e Wilson Lázaro.
Páginas: Possui 50 páginas.
Organização: Wilson Lázaro foi o curador da exposição, o que indica que ele também esteve envolvido na organização do catálogo.
Editora: As buscas indicam que a editora foi a mBrac, em parceria com a Caixa Cultural. 
Como encontrar o catálogo
Como se trata de um catálogo de exposição, a melhor forma de encontrá-lo é em sebos e lojas de arte.
Leilões online: Sites de leiloeiros como o Francesco Budano já listaram este catálogo em leilões passados, junto com o nome do curador, Wilson Lázaro. O site Subdistrito Leilões também já o ofereceu em leilão.
Sebos online: Plataformas como a Estante Virtual podem ter exemplares usados, mas a disponibilidade depende dos vendedores cadastrados. Vale pesquisar diretamente pelo nome da exposição e dos autores para refinar a busca.
Pesquisas acadêmicas: Algumas dissertações e teses, como as da USP, PUC-SP e UFRJ, citam o catálogo em suas referências bibliográficas, confirmando a sua existência e os dados técnicos.
Instituições culturais: O catálogo foi lançado durante a exposição, mas talvez seja possível encontrá-lo no acervo do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea ou em outras bibliotecas ligadas a instituições culturais.
Proprietário do blog também tem




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo para comentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
ATENÇÃO
Para ter a sua opinião seja expressada aqui, seja educado e respeite as demais opiniões e críticas de outros leitores e usuários. Mensagens ofensivas serão retiradas e/ou classificadas como blacklist , impedindo assim de novos comentários.