O INVENTÁRIO DO MUNDO

===========================================================================================================================================================Fãs da obra de Bispo do Rosário. Bem vindos para ver coisas que considero legais; uma extensão de mim; meus pensamentos e gostos, simplesmente eu: T.MARIA ; tome como verdade o que lhe convém. =========================================================================================================================================================== Uma voz é ouvida pelo homem negro, pobre, estigmatizado, preso numa cela de manicômio. Ele é Arthur Bispo do Rosário. A voz transforma a sua realidade, dá-lhe o tamanho gigante que tem, ordena que ele mude seus dias até seu encontro com Deus. E Arthur transmuta a miséria em riqueza e cor, em fé e sonho. Este Blog retrata a vida, o processo de loucura e a criação artística de Bispo do Rosário, sergipano que viveu por cinco décadas internado em hospitais psiquiátricos, diagnosticado como esquizofrênico. Seu talento artístico e sua obra surpreendente foram descobertos no início dos anos 80 e ganharam repercussão internacional. O que se tem aqui é a história de um homem que se situa entre o mito e a realidade. Com o Manto da Apresentação Bispo do Rosário queria ser enterrado, para estar vestido com a história de sua vida ao chegar à presença de Deus, no grande dia, no dia em que esse corpo atravessaria a matéria e poderia enfim transcendê-la. Transcender a brutalidade que mora na matéria, na condição de vida-morte imposta à sua matéria. O fato de haver tantas fragilidades em sua memória torna ainda mais importante conhecer da história de Bispo. Seja em museus, cordéis, sites, filmes, livros, músicas e o que mais houver, assim preservar sua memória.

Pesquisar este blog

sexta-feira

ARTHUR BISPO DO ROSARIO - SECULO XX 1ª Edição - 2007 - Wilson Lázaro





SINOPSE - Já há algum tempo, a obra seminal de Arthur Bispo do Rosário começou a ter merecido reconhecimento. Este livro traz finalmente à tona toda pujança criativa deste artista singular. O trabalho incomum de Arthur Bispo do Rosário, famoso por preferir ele mesmo manter-se interno em institutos psiquiátricos, não pertencia a uma determinada corrente estética, mas surpreendia pela coerência interna. Apesar de Bispo não ter passado por qualquer educação formal, seus trabalhos aproximavam-se muitas vezes de movimentos como o Dadaísmo, o Surrealismo, a Arte Contemporânea, a Arte Povera e a Arte Conceitual. Sua obra caracterizava-se pelo colecionismo, catalogação e ordenação compulsivos dos objetos mais variados. Estes eram, muitas vezes, revestidos com linhas de costura azuis obtidas de seu próprio uniforme de interno. Também utilizava suportes expressivos diversos das tradicionais tintas e telas, além de se relacionar com palavras, como os nomes próprios ou outras de cunho ficcional impreciso. Bispo já teve seus trabalhos expostos ao lado de criadores como Rousseau, Klee, Picasso e Miró na exposição Inner Worlds Outside, que esteve em cartaz no ano de 2006, em Madri e Londres. Segundo o crítico de arte Paulo Herkenhoff, "poucos artistas no final do século XX deixaram uma marca tão impactante sobre o meio cultural brasileiro". A edição é envolvida por uma caixa em papel cartão decorada com fotografia de obra do artista

FICHA TÉCNICA - 

Editora: COSAC NAIFY
ISBN: 8586177121
ISBN13: 9788586177125
Edição: 1ª Edição - 2007
Número de Páginas: 308
Acabamento: BROCHURA
Formato: 22.50 x 30.50 cm.
Gênero: Catálogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo para comentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
ATENÇÃO
Para ter a sua opinião seja expressada aqui, seja educado e respeite as demais opiniões e críticas de outros leitores e usuários. Mensagens ofensivas serão retiradas e/ou classificadas como blacklist , impedindo assim de novos comentários.