O INVENTÁRIO DO MUNDO

===========================================================================================================================================================Fãs da obra de Bispo do Rosário. Bem vindos para ver coisas que considero legais; uma extensão de mim; meus pensamentos e gostos, simplesmente eu: T.MARIA ; tome como verdade o que lhe convém. =========================================================================================================================================================== Uma voz é ouvida pelo homem negro, pobre, estigmatizado, preso numa cela de manicômio. Ele é Arthur Bispo do Rosário. A voz transforma a sua realidade, dá-lhe o tamanho gigante que tem, ordena que ele mude seus dias até seu encontro com Deus. E Arthur transmuta a miséria em riqueza e cor, em fé e sonho. Este Blog retrata a vida, o processo de loucura e a criação artística de Bispo do Rosário, sergipano que viveu por cinco décadas internado em hospitais psiquiátricos, diagnosticado como esquizofrênico. Seu talento artístico e sua obra surpreendente foram descobertos no início dos anos 80 e ganharam repercussão internacional. O que se tem aqui é a história de um homem que se situa entre o mito e a realidade. Com o Manto da Apresentação Bispo do Rosário queria ser enterrado, para estar vestido com a história de sua vida ao chegar à presença de Deus, no grande dia, no dia em que esse corpo atravessaria a matéria e poderia enfim transcendê-la. Transcender a brutalidade que mora na matéria, na condição de vida-morte imposta à sua matéria. O fato de haver tantas fragilidades em sua memória torna ainda mais importante conhecer da história de Bispo. Seja em museus, cordéis, sites, filmes, livros, músicas e o que mais houver, assim preservar sua memória.

Pesquisar este blog

domingo

REGRESSO: 2023

TÍTULO ATRIBUIDO: Exposição “Carinhosa-Cafuné MetaQuilombo”

"carinhosa-cafuné - Bispo do Rosário".

ARTISTA: Marcel Diogo 

@marceldiogo.art

CURADORIA: Carolina Rodrigues @carolinarodriguesl_

TÉCNICA: Óleo sobre pelúcia

MATERIAL: Tecido e tinta

DIMENSÕES: 160 X 110 CM

LOCALIZAÇÃO: Galeria Periscópio, Rua Tenente Brito Melo, 1.217, Barro Preto, Belo Horizonte. 

DATA: 12 de novembro a 14 de janeiro de 2023

By Marcel Diogo - 

“Carinhosa-Cafuné” é uma série de pinturas a óleo sobre tecido de pelúcia. Esse material do suporte não é neutro, devido à sua penugem, a almofada me exige gestos mais delicados, situação que me desafia a pintar com cautela e delicadeza, um ato que, pela ternura como é feito e por se tratar de uma carícia sobre um pelo , associado ao cafuné, que é essa ação de acariciar a cabeça de outra pessoa, um hábito comum e carinhoso no Brasil, sobretudo entre a população negra e indígena.

A palavra “Cafuné” possui origem no termo "kifune" da língua Kimbundo e significa o barulhinho produzido com os dedos carinhosamente na cabeça de outra pessoa. Assim, a prática da pintura evoca esse ato de carinho, zelo, semelhante ao cafuné, um gesto que me inspira a produzir pinceladas carinhosas nesse tecido de pelúcia, uma gestualidade que construiu a imagem ao mesmo tempo que representa uma afeição dedicada às pessoas que representam , neste processo retrato de pessoas que gostariam de abraçar.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo para comentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
ATENÇÃO
Para ter a sua opinião seja expressada aqui, seja educado e respeite as demais opiniões e críticas de outros leitores e usuários. Mensagens ofensivas serão retiradas e/ou classificadas como blacklist , impedindo assim de novos comentários.