O INVENTÁRIO DO MUNDO

===========================================================================================================================================================Fãs da obra de Bispo do Rosário. Bem vindos para ver coisas que considero legais; uma extensão de mim; meus pensamentos e gostos, simplesmente eu: T.MARIA ; tome como verdade o que lhe convém. =========================================================================================================================================================== Uma voz é ouvida pelo homem negro, pobre, estigmatizado, preso numa cela de manicômio. Ele é Arthur Bispo do Rosário. A voz transforma a sua realidade, dá-lhe o tamanho gigante que tem, ordena que ele mude seus dias até seu encontro com Deus. E Arthur transmuta a miséria em riqueza e cor, em fé e sonho. Este Blog retrata a vida, o processo de loucura e a criação artística de Bispo do Rosário, sergipano que viveu por cinco décadas internado em hospitais psiquiátricos, diagnosticado como esquizofrênico. Seu talento artístico e sua obra surpreendente foram descobertos no início dos anos 80 e ganharam repercussão internacional. O que se tem aqui é a história de um homem que se situa entre o mito e a realidade. Com o Manto da Apresentação Bispo do Rosário queria ser enterrado, para estar vestido com a história de sua vida ao chegar à presença de Deus, no grande dia, no dia em que esse corpo atravessaria a matéria e poderia enfim transcendê-la. Transcender a brutalidade que mora na matéria, na condição de vida-morte imposta à sua matéria. O fato de haver tantas fragilidades em sua memória torna ainda mais importante conhecer da história de Bispo. Seja em museus, cordéis, sites, filmes, livros, músicas e o que mais houver, assim preservar sua memória.

Pesquisar este blog

sábado

 REGRESSO: 2022

TÍTULO ATRIBUIDO: Afeto Cura

ARTISTAS: Cauai Mello Inácio - Artista autodidata

@cauai.inacio

TÉCNICA: Óleo sobre tela

MATERIAL: Madeira, tela e tinta

DIMENSÕES: 50x60x2cm

LOCALIZAÇÃO: Rio de Janeiro/RJ

DATA: 29 de outubro de 2022

BY: Cauai Inácio

Essa tela foi inspirada na obra e vida de Arthur Bispo do Rosário.

Nela retrato mãos que se alcançam e se tocam de forma suave. O “dar as mãos” é um símbolo de afeto, carinho e proteção. É também um gesto de muita força, em que um olha, reconhece e acolhe o outro.

Essa não é uma tela sobre oque foi, mas sobre oque deveria ter sido.

Pensando a trajetória de Arthur Bispo do Rosário na Colônia Juliano Moreira, nota-se claramente que acolhimento foi algo que faltou. Houve violência, preconceito, maus tratos e faltou humanidade e empatia.

Gosto de pensar em como essas mãos lembram também uma ponte. Lembram conexão. E foi isso que Bispo se dizia obrigado a ser. Uma ponte entre o divino e os homens. Certamente, em outra cultura, poderia ter sido um xamã.

O Manto da Apresentação adquire, aqui, dobras que lembram um cobertor, como se a cena se passasse em outro plano e o material da veste tivesse se tornado mais confortável e aconchegante, talvez por força divina.

A outra personagem da tela possui uma inscrição em seu manto: dos gases eu me formei e tomei cor. Frase de Stella do Patrocínio que, nesse contexto, pode se referir à formação do corpo imaterial ou, ainda, das auras dos personagens - tema importante no universo de Bispo.

A obra está atualmente no Museu Bispo do Rosário.

Obra:

Afeto Cura

Óleo sobre tela

50x60x2cm

Em tempo: mês passado foi encerrado o último núcleo de longa permanência da Colônia Juliano Moreira, tendo alta os dois últimos usuários do serviço. Como o próprio museu escreveu em postagem, isso é “um marco histórico da reintegração psicossocial”.

Obrigado museubispodorosario e @micasa328 por proporcionarem a experiência incrível de mergulhar no mundo de Bispo e produzir essa obra.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo para comentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
ATENÇÃO
Para ter a sua opinião seja expressada aqui, seja educado e respeite as demais opiniões e críticas de outros leitores e usuários. Mensagens ofensivas serão retiradas e/ou classificadas como blacklist , impedindo assim de novos comentários.