O INVENTÁRIO DO MUNDO

===========================================================================================================================================================Fãs da obra de Bispo do Rosário. Bem vindos para ver coisas que considero legais; uma extensão de mim; meus pensamentos e gostos, simplesmente eu: T.MARIA ; tome como verdade o que lhe convém. =========================================================================================================================================================== Uma voz é ouvida pelo homem negro, pobre, estigmatizado, preso numa cela de manicômio. Ele é Arthur Bispo do Rosário. A voz transforma a sua realidade, dá-lhe o tamanho gigante que tem, ordena que ele mude seus dias até seu encontro com Deus. E Arthur transmuta a miséria em riqueza e cor, em fé e sonho. Este Blog retrata a vida, o processo de loucura e a criação artística de Bispo do Rosário, sergipano que viveu por cinco décadas internado em hospitais psiquiátricos, diagnosticado como esquizofrênico. Seu talento artístico e sua obra surpreendente foram descobertos no início dos anos 80 e ganharam repercussão internacional. O que se tem aqui é a história de um homem que se situa entre o mito e a realidade. Com o Manto da Apresentação Bispo do Rosário queria ser enterrado, para estar vestido com a história de sua vida ao chegar à presença de Deus, no grande dia, no dia em que esse corpo atravessaria a matéria e poderia enfim transcendê-la. Transcender a brutalidade que mora na matéria, na condição de vida-morte imposta à sua matéria. O fato de haver tantas fragilidades em sua memória torna ainda mais importante conhecer da história de Bispo. Seja em museus, cordéis, sites, filmes, livros, músicas e o que mais houver, assim preservar sua memória.

Pesquisar este blog

segunda-feira

 





- REGRESSO: 2020

TÍTULO ATRIBUIDO: Bispo do Rosário e o Manto da Apresentação

ARTISTA: ᴇᴅᴡʏɴ ɢᴏᴍᴇꜱ

@edwyn.gomes - você vê minha aura? (2020)

3° lugar no ranking nordeste e 18° no ranking geral no edital Arte do Quilombo da Fundação Cultural Palmares (@fundacaopalmares) . Fui um dos 100 selecionados e premiados em todo Brasil.

Inspirada na vida e na obra do afro-sergipano Arthur Bispo do Rosário, produzi essa tela entre agosto e setembro com o objetivo de homenageá-lo. Graças a minha prima @amandarodriaju pude fazer minha inscrição, já faltando pouco para o encerramento mas deu tudo certo.

Pintura, bordado e colagem: assim como Arthur, procurei reutilizar materiais recicláveis como fichas de latinhas, tampinhas das tintas que já utilizei e fichas de metal.

arte-denúncia: No Manto de Apresentação pintei alguns nomes, em especial nomes como o de João Mulungu (1851-1876) símbolo de resistência ao cativeiro condenado à morte; Beatriz Nascimento (1942-1995) historiadora vítima de feminicidio, Carlos Roberto (1981-2020) sergipano morador das ruas de São Paulo que foi queimado enquanto dormia e Clautenis José dos Santos(1982-2019) designer de interiores que foi assassinado injustamente pela polícia enquanto voltava para casa. Sergipanos que foram atravessados pela violência em suas mais diversas formas.

Se Deus é brasileiro então ele foi sergipano e se chamou Arthur Bispo do Rosário.

 @tvsergipe 

 #girosergipe 

@anne.samara_ 

DATA: 28 de dezembro de 2020

LOCAL: Sergipe

DICA: Marcação no Museu Bispo do Rosário

OBS.:

1 - Arraste para o lado e veja outra imagem





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo para comentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
ATENÇÃO
Para ter a sua opinião seja expressada aqui, seja educado e respeite as demais opiniões e críticas de outros leitores e usuários. Mensagens ofensivas serão retiradas e/ou classificadas como blacklist , impedindo assim de novos comentários.