Diagnosticado como doente mental e internado na colônia Juliano Moreira, ao longo de 50 anos, Arthur Bispo do Rosário criou em fio azul e na acumulação de objetos um acervo artístico com mais de 800 peças, por meio das quais procurou cumprir sua missão divina: catalogar o mundo, separando os homens bons dos maus.
Neste livro, Alda Figueiredo analisa o caráter sagrado desse artista-missionário, cuja obra visa ao reencantamento do mundo, promovendo a ligação entre o céu e a terra em diálogo com o Eterno. Assentada nas peças "Manto da apresentação", no estandarte "Eu preciso destas palavras - Escrita" e sobre o fardão "Eu vi Jesus", a reflexão proposta dialoga com as teorias de Bauman, Hegel, William James e Foucault.
Autor: Alda de Moura Macedo Figueiredo
Idioma: Português
Editora: Eduff
Data da publicação: 2012
Edição:1ª
Dimensões:
Peso: 0,205 kg
Acabamento:
Quantidade de páginas: 135 pg
Assunto: Artes
Notas: Alda de Moura Macedo Figueiredo possui graduação em artes e se especializou em arte-educação. Sua dissertação de mestrado se concentra na análise e interpretação da obra de Bispo do Rosário a partir da perspectiva da ciência da arte.
Manto da apresentação: Arthur Bispo do Rosário em diálogo com Deus é uma dissertação de mestrado defendida em 2010 por Alda de Moura Macedo Figueiredo no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF). A obra foi publicada em formato de livro em 2012.
Sobre a dissertação
A pesquisa de Alda Figueiredo se aprofunda na obra de Arthur Bispo do Rosário, particularmente no Manto da Apresentação. A análise explora:
O caráter sagrado da obra do artista, considerado pela autora como um "artista-missionário".
A intenção do artista de recriar um novo mundo sem miséria, doenças e sofrimento.
A busca pelo "reencantamento" do mundo através de sua arte.
O diálogo simbólico e espiritual de Bispo com Deus por meio de suas criações, especialmente o manto.
Sobre o Manto da Apresentação
O Manto da Apresentação é uma das obras mais conhecidas de Arthur Bispo do Rosário.
Confeccionado a partir de um cobertor da Colônia Juliano Moreira, o manto é adornado com bordados, cordas e franjas.
Bispo do Rosário acreditava que tinha a missão de catalogar e apresentar a Deus os objetos e a essência da vida na Terra, e o manto seria a veste que ele usaria nesse momento.
O manto é visto como um inventário do mundo, representando objetos, palavras e a visão de mundo do artista.
http://memoria.bn.br/DocReader/100439_15/34926
LIVRO - 13 DE DEZEMBRO 2012 - LANÇAMENTO DO LIVRO: Manto da Apresentação: Arthur Bispo do Rosário em dialogo com Deus


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo para comentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
ATENÇÃO
Para ter a sua opinião seja expressada aqui, seja educado e respeite as demais opiniões e críticas de outros leitores e usuários. Mensagens ofensivas serão retiradas e/ou classificadas como blacklist , impedindo assim de novos comentários.