O INVENTÁRIO DO MUNDO

===========================================================================================================================================================Fãs da obra de Bispo do Rosário. Bem vindos para ver coisas que considero legais; uma extensão de mim; meus pensamentos e gostos, simplesmente eu: T.MARIA ; tome como verdade o que lhe convém. =========================================================================================================================================================== Uma voz é ouvida pelo homem negro, pobre, estigmatizado, preso numa cela de manicômio. Ele é Arthur Bispo do Rosário. A voz transforma a sua realidade, dá-lhe o tamanho gigante que tem, ordena que ele mude seus dias até seu encontro com Deus. E Arthur transmuta a miséria em riqueza e cor, em fé e sonho. Este Blog retrata a vida, o processo de loucura e a criação artística de Bispo do Rosário, sergipano que viveu por cinco décadas internado em hospitais psiquiátricos, diagnosticado como esquizofrênico. Seu talento artístico e sua obra surpreendente foram descobertos no início dos anos 80 e ganharam repercussão internacional. O que se tem aqui é a história de um homem que se situa entre o mito e a realidade. Com o Manto da Apresentação Bispo do Rosário queria ser enterrado, para estar vestido com a história de sua vida ao chegar à presença de Deus, no grande dia, no dia em que esse corpo atravessaria a matéria e poderia enfim transcendê-la. Transcender a brutalidade que mora na matéria, na condição de vida-morte imposta à sua matéria. O fato de haver tantas fragilidades em sua memória torna ainda mais importante conhecer da história de Bispo. Seja em museus, cordéis, sites, filmes, livros, músicas e o que mais houver, assim preservar sua memória.

Pesquisar este blog

sexta-feira

1º Prêmio Arthur Bispo do Rosário 1999

Apresentação
Com o objetivo de valorizar e divulgar os trabalhos dos artistas plásticos usuários dos serviços de saúde mental do Estado de São Paulo, entidades vinculadas à área se reuniram para realizar, na passagem de 1999 para 2000, a primeira edição do Prêmio Arthur Bispo do Rosário de Artes Plásticas, concurso aberto a obras em qualquer formato ou técnica, na área de artes plásticas. Reunimos aqui as obras dos quatorze artistas vencedores do concurso, que ao todo teve 117 trabalhos inscritos. Os três primeiros colocados receberam prêmios em dinheiro, os demais (até o 14o lugar), Certificado de Menção Honrosa.
Com a realização desse Prêmio, as entidades promotoras expõem ao público a beleza de criações que, com raras exceções, seguem o destino da exclusão. Desejam também denunciar a desumanidade dos manicômios e hospitais psiquiátricos baseados na reclusão e violentação física e psicológica dos indivíduos, sistemas que devem ser transformados em fatos de um passado superado.



Artes Plásticas

1º lugar: "Liberdade"
em técnica mista, 80 x 50 cm, de Luiz Roberto Guilger, usuário do Serviço de Saúde Mental de Campinas, SP. 2o lugar: "Os Balões"
em acrílico sobre tela, de Gustavo Kaneuiecher, membro da Associação Projeto CRE´R - Carinho e Respeito ao Excepcional Renovado, de Sto. André, SP.
3o lugar: "Sem título"
em guache sobre cartolina, 70 x 50 cm, de Rosangela Pereira da Silva, membro da Associação Livre e usuária do Centro de Apoio Psicológico, CAPSI, de Diadema,SP. Menção honrosa: "Sem título"
em guache sobre cartolina, 70 x 50 cm, de Claudiney Correia Neves, membro da Associação Livre e usuário do Centro de Apoio Psicológico, CAPSI, de Diadema, SP.
Menção honrosa: "As Estrelas"
em acrílico sobre tela, utilizando recortes de papel metalizado, de Rita Aparecida Romarim, membro da Associação Projeto CRER - Carinho e Respeito ao Excepcional Renovado -, de Santo André, SP. Menção honrosa: "As Girafas"
em acrílico sobre tela, de Arnwald Klimke, membro da Associação Projeto CRER - Carinho e Respeito ao Excepcional Renovado -, de Santo André, SP.
Menção honrosa: "Sonho de Uma Virgem"
em óleo sobre tela, de Hilton Graciano das Dores, usuário do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico André Teixeira Lima e membro do Núcleo de Educação e Recreação de Franco da Rocha, SP. Menção honrosa: "Depressão"
em óleo sobre tela, de Sérgio Lúcio Maria, usuário do Hospital de Saúde Mental do Guarujá William Foster, SP.
Menção honrosa: "As Borboletas, A Fertilidade"
em óleo sobre tela, de Aida Tirloni, usuária do Serviço de Saúde Mental do Hospital São Paulo e membro da PROESP/Hospital São Paulo, SP.
Menção honrosa: "Neusa 1"
em acrílico sobre tela, de Eitor Durval Ribeiro Nascimento, usuário do Núcleo de Atenção Psico-social- NAPS-1 e membro da Associação Loucos pela Liberdade, de Ribeirão Preto, SP.
Menção honrosa: "Cidade"
em óleo sobre tela, de Clodoaldo Faria da Silva, usuário do Hospital Clemente da Silva e membro da Associação Arthur Bispo do Rosário, de Lins, SP. 
Menção honrosa: "Jesus Cristo"
colagem com pintura, de Antônio Carlos B. Guimarães, membro da Associação Loucos pela Liberdade, de Ribeirão Preto, SP. 
Menção honrosa: "Jardim"
em óleo sobre tela, de Ana Moreira, membro da Associação Arthur Bispo do Rosário, de Lins, SP. Menção honrosa: "Sem título" 
em óleo sobre tela, de Paulo Cezar Garcia Rosa, membro do Núcleo de Atenção Psico-social, NAPS, de Ribeirão Preto, SP.
Créditos

Comissão coordenadora

Associação Franco Basaglia
Associação Franco Rotelli
Associação SOS Saúde Mental CRP SP

Comissão julgadora

Conceição Aparecida Lopes, artista plástica e arte educadora
Joca Millan, marchand e pesquisador de artes plásticas 
Silvio Coutinho, artista plástico e arte educador do MAC, Museu de Arte Contemporânea de SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo para comentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
ATENÇÃO
Para ter a sua opinião seja expressada aqui, seja educado e respeite as demais opiniões e críticas de outros leitores e usuários. Mensagens ofensivas serão retiradas e/ou classificadas como blacklist , impedindo assim de novos comentários.