O INVENTÁRIO DO MUNDO

===========================================================================================================================================================Fãs da obra de Bispo do Rosário. Bem vindos para ver coisas que considero legais; uma extensão de mim; meus pensamentos e gostos, simplesmente eu: T.MARIA ; tome como verdade o que lhe convém. =========================================================================================================================================================== Uma voz é ouvida pelo homem negro, pobre, estigmatizado, preso numa cela de manicômio. Ele é Arthur Bispo do Rosário. A voz transforma a sua realidade, dá-lhe o tamanho gigante que tem, ordena que ele mude seus dias até seu encontro com Deus. E Arthur transmuta a miséria em riqueza e cor, em fé e sonho. Este Blog retrata a vida, o processo de loucura e a criação artística de Bispo do Rosário, sergipano que viveu por cinco décadas internado em hospitais psiquiátricos, diagnosticado como esquizofrênico. Seu talento artístico e sua obra surpreendente foram descobertos no início dos anos 80 e ganharam repercussão internacional. O que se tem aqui é a história de um homem que se situa entre o mito e a realidade. Com o Manto da Apresentação Bispo do Rosário queria ser enterrado, para estar vestido com a história de sua vida ao chegar à presença de Deus, no grande dia, no dia em que esse corpo atravessaria a matéria e poderia enfim transcendê-la. Transcender a brutalidade que mora na matéria, na condição de vida-morte imposta à sua matéria. O fato de haver tantas fragilidades em sua memória torna ainda mais importante conhecer da história de Bispo. Seja em museus, cordéis, sites, filmes, livros, músicas e o que mais houver, assim preservar sua memória.

Pesquisar este blog

sexta-feira

O universo segundo Arthur Bispo de Rosário, Patricia Burrowes - 1999




Sobre o livro
Desvendar o enigmático mundo do homem, poeta, artista e louco Arthur Bispo do Rosário é a proposta de Patrícia Burrowes nesta obra. O artista dizia-se um enviado de Deus, com a missão de reconstruir o universo a partir de si próprio - e assim o fez. Das quinquilharias, sucatas, canecos de plásticos, utensílios desviados do asilo, peças de vestuário, entre outros pertences, nasciam as obras de arte. Patrícia agrupou minuciosamente e comentou em detalhes tudo que fora utilizado e transformado em arte, registrando passo a passo o cotidiano de Bispo, e enriquecendo a narrativa com ilustrações coloridas.

Onde comprar
O livro pode ser encontrado em algumas plataformas de venda de livros usados:
Estante Virtual: Oferece exemplares do livro usado em bom estado de conservação, com preços que variam de acordo com o sebo vendedor.
Mercado Livre: Oferece opções do livro usado, em bom estado, editado pela FGV em 1999.
Amazon: Possui a edição de 1999 listada.
Enjoei: A plataforma de compra e venda de itens usados também já listou a obra.
Shopee: A plataforma já teve exemplares disponíveis para venda. 
Observação importante
Visto que a publicação é de 1999, é recomendado verificar as plataformas de livros usados para encontrar exemplares disponíveis. A disponibilidade e o estado do produto podem variar




Autor: Patrícia Burrowes
Idioma: Português
Editora: Fundação Getulio Vargas (FGV).
Data da publicação: 1 de janeiro de 1999.
Edição:1ª  
Dimensões: 16x23cm
Peso: 182g
Acabamento: Brochura
Quantidade de páginas: 94 páginas
Assunto: Arte e doença mental
Notas:



1999 10 18 - JORNAL DO COMERCIO (RJ)
http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_18/121762


http://memoria.bn.br/DocReader/030015_11/281845

18 de dezembro de 19999




http://memoria.bn.br/DocReader/030015_11/275400


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo para comentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
ATENÇÃO
Para ter a sua opinião seja expressada aqui, seja educado e respeite as demais opiniões e críticas de outros leitores e usuários. Mensagens ofensivas serão retiradas e/ou classificadas como blacklist , impedindo assim de novos comentários.