1
ª edição 1998
edição 2003 frente
edição 2003 verso
Arte e Loucura: Arthur Bispo do Rosário, de Jorge Anthonio E. Silva, aborda a trajetória do artista sergipano, destacando a complexa relação entre sua produção artística e a doença mental que o acompanhou por quase toda a vida.
O autor mergulhou em uma pesquisa de quatro anos para examinar a fundo como a experiência de sofrimento do artista, que viveu décadas em instituições psiquiátricas, se transformou em uma produção artística intensa e singular.
Principais temas abordados:
Loucura e criatividade: A obra discute como a loucura, diagnosticada como esquizofrenia, serviu de fonte para as criações do artista, permitindo-lhe construir um universo simbólico rico em interpretações.
Obras como testemunho: O livro explora como Arthur Bispo do Rosário, usando materiais simples como linhas azuis de uniformes e objetos do cotidiano, criou mantos, estandartes e assemblages para representar seu mundo interior e a realidade ao seu redor.
Arte e sociedade: A publicação analisa a forma como a arte de Bispo rompeu os muros do manicômio e se tornou um legado para a arte contemporânea brasileira, questionando os limites entre sanidade e loucura e sendo reconhecida como um símbolo de resistência.
Desdobramentos teóricos: Ao apresentar a trajetória de Bispo, o livro explora como a sua arte serve de referência para estruturar novos estudos teóricos sobre o fazer artístico e a capacidade humana de criação.
O livro foi publicado pela editora EDUC, da PUC-SP, em 1998, e outras edições foram lançadas ao longo dos anos, como a de 2003 pela editora Quaisquer.
Detalhes do produto
Data: 1 jan 1998 - 1ª edição
Autor: Jorge Anthonio E. Silva
Capa: comum
Editora: Fapesp (1 de janeiro de 1998)
Idioma: Português
ISBN-10: 8528301311
ISBN-13: 978-8528301311
Publicação: São Paulo, Educ, 1998.
Descrição Física:
Páginas: 120
Ilustração: fotografias
Formato:16 x 23. cm
Contém notas
Notas: A editora Quaisquer editou a obra em 2003 com o título "Arthur Bispo do Rosário : arte e loucura"
Originalmente apresentado como Dissertação de Mestrado - Comunicação e Semiótica, 1996 / PUC-SP
Notas: Fapesp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo para comentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
ATENÇÃO
Para ter a sua opinião seja expressada aqui, seja educado e respeite as demais opiniões e críticas de outros leitores e usuários. Mensagens ofensivas serão retiradas e/ou classificadas como blacklist , impedindo assim de novos comentários.