Bispo do Rosário com Christiane Torloni - Parte 1 de 3
Bispo do Rosário com Christiane Torloni - Parte 2 de 3
Bispo do Rosário com Christiane Torloni - Parte 3 de 3
1992 11 22 - JORNAL DA ORLA (SP)
http://memoria.bn.gov.br/DocReader/890030/17612
BISPO DO ROSÁRIO é um docudrama sobre a vida e arte do artista plástico brasileiro Arthur Bispo do Rosário que por 50 anos viveu no asilo desesperado da Colônia Juliano Moreira - hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro, Brasil. Até sua morte em 1989, sua arte era quase completamente desconhecida, pois Bispo se recusou a ser separado das obras que produziu. Ele nunca teve a intenção de ser um artista, mas apenas para seguir a voz de Deus que lhe dissera que ele deveria reconstruir o mundo e apresentá-lo a Ele em sua morte.
A primeira exposição da arte do Bispos teve lugar no Rio de Janeiro logo após a sua morte e foi tão bem sucedida e polémica que esta mesma exposição foi convidada para ser exibida em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Stokolm-Kulturhuset na Suécia ( 1991). Suas bordadeiras, miniaturas e janelas (assemblies) estavam no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro e Bispo agora é considerado um dos artistas mais importantes do Brasil. Suas obras representam o Brasil na Bienal de Arte de Veneza 95.
BISPO DO ROSÁRIO conta a história desse artista, sua arte e relacionamento com a psicóloga probacional Rosangela Maria, tendo como ponto de vista a imaginação de Bispos.
Em 1981, Rosângela Maria assume o desafio de enfrentar a relutância de Bispos em submeter-se a tratamento. Pouco a pouco ela ganha seu carinho e confiança. Bispo conta a ela sobre sua vida antes do asilo e desenvolve sentimentos profundos por ela: ele diz que ela é a pessoa mais importante em sua vida e detentora de tudo o que tem.
O tempo que Bispo passou como marinheiro e campeão de boxe na Marinha é artisticamente documentado em miniaturas de madeira de navios e bordados em tecido. Ele diz a Rosângela que ele visitou muitos países e, para representar essa passagem de sua vida, ele bordou, em roupas de cama, usando o fio do uniforme do hospital, os nomes, bandeiras e outras informações desses países. Por causa da paixão de Bispos pelo desfile da Miss Universo, ele também bordou bandas para cada país com referências históricas.
Secretamente, Bispo constrói um cenário no qual interpreta Shakespeares Romeu e Julieta, a história de um amor impossível, com Rosângela. Fragmentos dessa peça são usados para expressar suas invenções emocionais e fantasias de Bispos.
BISPO DO ROSÁRIO
Escrito, Dirigido e Produzido por
Helena Martinho da Rocha e Miguel Przewodowsk
Cinematografia:
Paulo Santos
Cenografia:
Hélio Eichbauer
Trajes:
Biza Vianna
Fundida:
Rubens Correa, Christiane Torloni, José Pretextato, Cristovam Neto e Claudia Netto
46 minutos, 1993, Brasil
Primeira exposição: transmitida em todo o Brasil na Rede Manchete no dia 3 de janeiro de 1993 - domingo, 19h.
Participações do Festival:
Reencontre Media Nord Sud 93
Grand Perix para documentários criativos de Monte Carlo do Festival de Televisão de Monte Carlo, Rencontres Cinemas dAmerique Latine de Toulouse, Cinema Latino de Chicago, Rio Cine 93, INPUT Workshop Latino, INPUT 96
Prêmios: IPS (Inter Press Service-Roma) no Reencontre Media Nord-Sud em Genebra 93
Uma co-produção TV ZERO, QUANTA e CHÍEN VIDEO
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