O INVENTÁRIO DO MUNDO

===========================================================================================================================================================Fãs da obra de Bispo do Rosário. Bem vindos para ver coisas que considero legais; uma extensão de mim; meus pensamentos e gostos, simplesmente eu: T.MARIA ; tome como verdade o que lhe convém. =========================================================================================================================================================== Uma voz é ouvida pelo homem negro, pobre, estigmatizado, preso numa cela de manicômio. Ele é Arthur Bispo do Rosário. A voz transforma a sua realidade, dá-lhe o tamanho gigante que tem, ordena que ele mude seus dias até seu encontro com Deus. E Arthur transmuta a miséria em riqueza e cor, em fé e sonho. Este Blog retrata a vida, o processo de loucura e a criação artística de Bispo do Rosário, sergipano que viveu por cinco décadas internado em hospitais psiquiátricos, diagnosticado como esquizofrênico. Seu talento artístico e sua obra surpreendente foram descobertos no início dos anos 80 e ganharam repercussão internacional. O que se tem aqui é a história de um homem que se situa entre o mito e a realidade. Com o Manto da Apresentação Bispo do Rosário queria ser enterrado, para estar vestido com a história de sua vida ao chegar à presença de Deus, no grande dia, no dia em que esse corpo atravessaria a matéria e poderia enfim transcendê-la. Transcender a brutalidade que mora na matéria, na condição de vida-morte imposta à sua matéria. O fato de haver tantas fragilidades em sua memória torna ainda mais importante conhecer da história de Bispo. Seja em museus, cordéis, sites, filmes, livros, músicas e o que mais houver, assim preservar sua memória.

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sexta-feira

A memória das coisas: ensaios de literatura, cinema e artes plásticas , Maria Esther Maciel



Lamparina
ISBN 85-98271-04-7Cód. barras 9788598271040
Brochura14×207cm160p.200g2004..Col. O grão da voz
R$ 30.00

O livro reúne ensaios escritos de 1999 a 2003 e publicados esparsamente no Brasil e no exterior. O tema predominante do livro é o uso criativo dos sistemas de classificação do mundo por parte de escritores, cineastas e artistas contemporâneos. Jorge Luis Borges, Peter Greenaway, Arthur Bispo do Rosário, Georges Perec e Carlos Drummond de Andrade são alguns dos autores de referência. Questões voltadas para a interseção entre literatura e cinema, tradução criativa, mesclagem de gêneros literários e escrita poética também são abordadas em alguns dos textos, sempre a partir de um enfoque comparativo e transdisciplinar.




Sumário

Nota prévia

Inventários do mundo

A memória das coisas: Arthur Bispo do Rosário, Jorge Luis Borges e Peter Greenaway
Exercícios de classificação, jogos de ficção:
Peter Greenaway à luz de Jorge Luis Borges
Os infernos de Peter Greenaway
Bestiários latino-americanos
Texto, imagem, tradução
São Jerônimo em tradução: Julio Bressane, Peter Greenaway e Haroldo de Campos
Poesia à flor da tela
Um Eça oblíquo: notas sobre o filme Amor & Cia., de Helvécio Ratton
Do inventário à invenção
A figuração das coisas na poesia de Drummond
Do espanto da palavra e outras perplexidades: a poesia de Altino Caixeta de Castro
Poesia à margem do verso
Llansóis de areia: uma leitura de Onde vais, drama-poesia?, de Maria Gabriela Llansol
Apêndice
A poesia e seus pontos de fuga – entrevista concedida a Floriano Martins

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